pages/sobre/model.php1História - Secretaria municipal de Educação - Ouro Preto

História

A história da comunidade de Rodrigo Silva (Ouro Preto/MG) encontra seus primórdios em séculos passados, quando o brilho do ouro refletido nos olhos era ansiado por todos os que transitavam por estas paragens de Minas Gerais. Não menos importante era a busca incessante e insaciável por pedras preciosas e outros minérios que pudessem proporcionar riquezas e opulência às mentes mais sonhadoras.
Na segunda metade do século XIX, grandes transformações mudaram o rumo da história do antigo povoado. A passagem dos trilhos, com a inclusão na rota da Estrada de Ferro Central do Brasil e a construção da Estação Ferroviária representaram ícone do progresso. A criação da Sociedade Musical Santa Cecília transformou a vida cultural e lançou às primeiras bases do patrimônio imaterial que viria a destacar o nome da localidade no cenário nacional. O nome do povoado que antes era “José Correia”, em alusão a um antigo morador, foi substituído por “Rodrigo Silva” em homenagem a Rodrigo Augusto da Silva (1833 – 1889), ilustríssimo ministro e conselheiro do Governo imperial de D. Predo II.
No início do século XX, em 1908, foi fundada a Escola de Rodrigo Silva por ordem do dr. João Pinheiro, então presidente do Estado de Minas Gerais, atendendo ao pedido de uma comissão de moradores da localidade quando por lá passou. Durante pouco mais de 40 anos, a Escola funcionou em diversos endereços e teve outras denominações: “Escola Governador Antônio de Albuquerque”, “Escola Donato da Fonseca”, “Escola Dr. Alves de Brito”, “Escola Rural de Rodrigo Silva”. Na década de 1950 foi construído o prédio escolar onde funciona até os dias atuais. Foi escolhido o nome “Escolas Combinadas Dr. Alves de Brito”, em homenagem a dois importantes personagens do cenário histórico de Minas Gerais: dr. José Antônio Alves de Brito e dr. Fausto Alves de Brito. Na década de 1980 passou a ser denominada “Escola Estadual Dr. Alves de Brito” e em 1997 foi municipalizada e teve o nome mudado para “Escola Municipal Dr. Alves de Brito”. 
Em 2008, a Escola foi totalmente reformada e ampliada. Houve muitos eventos para celebrar o Centenário de fundação desta Instituição que para a comunidade é bem mais que um simples estabelecimento de ensino, representa o ponto de interação entre o passado, presente e futuro onde a história e a cultura efervescem em uma sintonia harmônica única.