pages/sobre/model.php1História - Secretaria municipal de Educação - Ouro Preto

História

A Creche Municipal Pedro Aleixo foi criada em setembro de 2003 funcionando em uma casa alugada situada á Rua da Abolição, número 280, no Bairro Piedade, em Ouro Preto-MG. Devido ao aumento do número de crianças atendidas, no ano seguinte, se instalou em novo endereço, localizado à Praça Nossa Senhora da Piedade, número 85, no mesmo bairro. Atualmente funciona neste mesmo endereço na casa número 581 para onde se mudou em fevereiro de 2011, visando oferecer melhores condições de atendimento.

O nome da creche é uma homenagem ao advogado, jornalista, politico, escritor e acadêmico Pedro Aleixo. Nasceu no distrito de São Sebastião (hoje Bandeirantes), município de Mariana, Minas Gerais,a 1º de agosto de 1901. Filho do comerciante José Caetano Aleixo e de D. Úrsula Martins Aleixo. Casado com Maria Sturart Brandi Aleixo.

Recebeu o grau de bacharel em Direito em 1922 pela Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais. Foi um dos maiores criminalistas do país, lecionou na UFMG e na Faculdade Mineira de Direito. Militou na imprensa no Diário da manhã (1923) e, em seguida no Estado de Minas Gerais, cujo jornal ajudou a fundar em 1927.

Sua vida pública iniciou com sua eleição em 1927 para Conselho Deliberativo (hoje Câmara dos vereadores) de Belo Horizonte. Foi eleito deputado em 1934 e presidente da Camara dos deputados em 1937. Em 1947 foi novamente eleito deputado e ocupou de março de 1949 a julho de 1950 a Secretaria do Interior e Justiça do Governo Milton Campos. Foi eleito Deputado Federal de 1959 a 1967. Foi ministro da educação e Cultura do Presidente Castelo Branco no primeiro semestre de 1966.

Em 15 de março de 1967 tomou posse como vice-presidente da Republica. Exerceu a presidência por qy=quatro dias, quando o titular Costa e Silva, no mês seguinte participou do 2º Encontro de Presidentes das Américas, em Punta Del Este. Distinguiu-se na vida pública por sua probidade e seriedade. Criou a Fundação São José em Ibirité, MG, apoiou a Casa do Pequeno Jornaleiro em Belo Horizonte, MG (ambas instituições de assistência a menores e integrou ativamente a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Faleceu nessa cidade aos 03 de maio de 1975, após pronunciar a frase: “Parto para a liberdade”.

Muitas foram em vida, e continuam postumamente as homenagens à sua pessoa. Assim como esta creche, várias escolas municipais e estaduais, vias públicas, edifícios públicos e privados, entre outros, levam o seu nome.

A creche Municipal Pedro Aleixo atende, atualmente, um número de quarenta e nove crianças divididas em quatro turmas:1 turma de Berçário I,2 turmas de Berçário II e1 turma de Maternal.

p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; line-height: 115%; text-align: left; }​