pages/sobre/model.php1História - Secretaria municipal de Educação - Ouro Preto

História

A atual Escola Municipal de Lavras Novas, situada à Rua Principal, 690, no distrito de Lavras Novas, município de Ouro Preto, pertencia à Companhia Alcan Alumínio do Brasil (ALCAN) até o ano de 1979. O mais antigo registro encontrado sobre uma escola na localidade, data de 1946, porém sem constar seu nome naquela época. Somente em 1960, no livro de Registro de Frequência Diária, aparece o nome Escola Mista Rural Coronel Francisco dos Santos. Entre 1971 e 1977, conforme o Livro de Registro Escolar, encontra-se o nome Escola Combinada Coronel Francisco dos Santos.

A partir do ano de 1980, passou a pertencer à Prefeitura Municipal de Ouro Preto, com o nome Escola Municipal Coronel Francisco dos Santos, retornando para a rede estadual em 1986, sendo criada pelo decreto n° 25.545/86, publicado no Diário Oficial de Minas Gerais de 21/02/1986, passando a ser chamada Escola Estadual de Lavras Novas.No período de 1972 a 1986, esse estabelecimento de ensino abrangeu até a 5a série, sendo que, esta última série ficou vinculada à Escola Estadual José Leandro, no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, até o ano de 1988.

A partir de 1989, foi autorizada a extensão de séries, através da Resolução n° 6.537/89. Até o mês de maio de 1995, a escola era situada à Rua Nossa Senhora dos Prazeres s/n, no prédio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, ocorrendo mudança no mês de junho do mesmo ano para um novo prédio construído pela Prefeitura Municipal em Lavras Novas, com a capacidade de atender a demanda, tendo um amplo espaço, salas para todas as turmas, biblioteca, salão de festas.

Aos doze dias do mês de novembro de 1997, a referida escola passou novamente, pelo processo de municipalização, sob a lei n° 41/97, Resolução 8136 de 15 de dezembro de 1997, da Secretaria do Estado da Educação (SEE), passando a ser denominada Escola Municipal de Lavras Novas.

A Escola Municipal de Lavras Novas, atualmente, atende da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental, sendo alunos na faixa etária entre três a quatorze anos. Na perspectiva da formação de um ser humano pensante e ativo, busca esta Escola, garantir a construção de conhecimentos e valores para uma compreensão crítica e transformadora da realidade na qual estão inseridos.​

A Escola tem por fins educativos, questionar e procurar melhorar a construção do conhecimento, acreditando no eixo básico que sustenta o trabalho pedagógico, que é o comprometimento com a construção do conhecimento pelo próprio sujeito. Esta construção se dá pela mediação do sujeito com o objeto de conhecimento através da cooperação.

Nesses termos, os esforços dessa instituição de ensino convergem na direção de construir e concretizar um projeto pedagógico que parta do entendimento que os tempos e espaços escolares de convivência, de ensino e aprendizagem pautem-se pela ética e constituam-se a favor do bem maior que é a vida.

Sob esse enfoque cabe aos professores, funcionários e especialistas em Educação que atuam na Escola, a tarefa de garantir a circulação do conhecimento, da multiplicidade de pensamentos, bem como a humanização nas relações decorrentes dos processos de ensino e de aprendizagem.

O princípio que norteia as ações relaciona-se à formação de um sujeito-aluno/a consciente, crítico e autônomo que saiba respeitar os limites, construídos a partir da definição coletiva de princípios de convivência. Que se responsabilize por suas atitudes, que saiba analisar e interpretar a realidade, transitando em toda a complexidade que a caracteriza, situando-se na sociedade e posicionando-se na busca de alternativas para transformá-la.

Sendo assim, a organização da Escola está fundamentada nos parâmetros básicos assim definidos no Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Lavras Novas:

Elaborar coletivamente o Projeto Político-Pedagógico;Flexibilizar, a fim de acolher as transformações ocorridas nas diferentes fronteiras das ciências, bem como contribuir com essas transformações;Formar integralmente, possibilitar a compreensão das relações de trabalho, de alternativas sociopolíticas de transformação da sociedade, de questões relacionadas ao meio ambiente e à saúde, na perspectiva de construção de uma sociedade sustentável;Interdisciplinaridade;Predominância da construção do conhecimento sobre a informação;Articular teoria e prática.

A partir de uma concepção sócio-interacionista (1), a Escola Municipal de Lavras Novas compreende a educação como construção coletiva permanente, baseada no ambiente exerce sobre a formação psicológica do homem.princípios de convivência, solidariedade, justiça, respeito, valorização da vida na diversidade e na busca do conhecimento. Nessa perspectiva, utiliza-se de uma metodologia cooperativa e participativa, que contribua na construção da autonomia moral e intelectual de todos os envolvidos no processo educativo, buscando a humanização e a mudança social.

Os objetivos gerais da Escola estão pautados nos princípios filosóficos da Instituição. Basicamente, pretendem dinamizar um currículo que contemple temas e preocupações mundiais; resgatar a visão de totalidade dos sujeitos, estabelecer princípios curriculares que possibilitem a participação e co-responsabilização dos sujeitos, priorizar uma ação pedagógica voltada à construção de cidadãos conscientes, garantir o acesso ao conhecimento sistematizado. Os referidos objetivos estão expressos de forma detalhada no Regimento Escolar.

A concepção de currículo, adotada pela Escola Municipal de Lavras Novas pretende ultrapassar a estrutura linear das disciplinas isoladas e desarticuladas. Assim, busca relações de reciprocidade e colaboração entre as diversas áreas, em uma atitude dialógica e cooperativa permanente, necessária à compreensão das múltiplas relações que constituem o mundo da vida, no qual os sujeitos, mediados pela comunicação, organizam-se e interagem construindo saber, a cultura e condições necessárias à existência.

Pensar os currículos de uma escola pressupõe, então, viver seu cotidiano que inclui, além do que é formal e tradicionalmente estudado, toda uma dinâmica das relações estabelecidas, ou seja, para se poder falar dos currículos praticados nas escolas, é necessário estudar os hibridismos culturais vividos nos cotidianos (GADOTTI , 2006, p. 10).

O currículo da escola redimensiona, constantemente, os espaços e tempos escolares, revendo concepções e práticas pedagógicas. Nesse contexto, a formação permanente dos/as educadores (as) é indispensável, promovendo a cooperação entre os implicados no processo educativo, possibilitando mudanças, a partir de pensamentos e práticas reflexivas. Tendo em vista prioritariamente, a formação do cidadão comprometido eticamente com a transformação da sociedade e da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.