pages/sobre/model.php1História - Secretaria municipal de Educação - Ouro Preto

História

Consta que esta escola teve início em casas particulares e na casa paroquial, sendo seus primeiros professores: Francisco Pessoa de Lemos, Maria Antônia de Abreu e mais tarde Vaz da Rocha o falado “ Mestre Nico”.

Em 1914, foi doado um terreno ao Estado, pelo Padre Antônio Ferreira Pedrosa,p ara a construção de um prédio escolar. O primeiro prédio foi construído em 1930, quando era prefeito de Ouro Preto o Dr. Alfredo Baeta. Em 1965 passou por uma reforma e ampliação executada pela empresa CARPE.

As dependências da escola eram as seguintes: 04 salas de aula, diretoria, cozinha, secretaria, dispensa, área de tanque, instalações sanitárias para as meninas e meninos, galpão, área cimentada e alpendre.

Após a reforma, houve a inauguração em 25/01/1966, sendo prefeito de Ouro Preto José Benedito Neves, governador do Estado Dr. José Magalhães Pinto, Secretário de Educação Dr. Bonifácio Tamm de Andrade, Secretário das Comunicações e Obras Públicas, Dr. Aureliano Chaves e Inspetora Seccional de Ouro Preto Efigênia de Castro Magalhães Meira. A diretora escolhida foi Neuza Maria da Silveira Furbino Bretas.

Em 1985, foi autorizada a extensão gradativa de série, passando a oferecer também o ensino de 1o grau ou Fundamental de 5a a 8a série. No ano de 2000, na administração do Dr. José Leandro Filho,esta escola recebeu um novo prédio situado a Rua Francisco Coelho, s/no. Neste espaço foram construídas oito salas, dois banheiros (com vários sanitários para alunos), sala dos professores com banheiro, uma secretaria e uma sala para direção.

Mais tarde, em 2011, na gestão de Ângelo Oswaldo, a escola passou, novamente por reforma e ampliação: foram construídas mais cinco salas de aula, uma sala dos professores com banheiro, a cozinha e a dispensa foram reformadas, foi construída uma área externa de tanque com sala e banheiro para o uso das auxiliares de serviço escolar. Dois banheiros para Educação Infantil foram construídos, um refeitório e reformados os banheiros dos alunos do 1o ao 9o ano. Toda a escola passou por uma reforma e readequação.

Atualmente, a escola encontra-se toda adaptada para a inclusão, possuindo banheiro e acessos para portadores de necessidades espaciais.