A Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia, criada pela Lei Municipal N° 17/88, parecer N° 66 de 03/02/1989, iniciou suas atividades no mês de setembro de 1988, com uma turma de 3° Período da Pré Escola. Nos anos subsequentes foram criadas as turmas de 1ª a 4ª séries.Escolheu-se como Patrono o Professor Adhalmir Elias dos Santos Maia, por ter prestado relevante serviço à Educação do Município.
Em 1996, de acordo com a LDB, acaba a obrigatoriedade da seriação, e a partir do ano de 1997 a escola passa a funcionar em Regime de Ciclo. Também, de acordo com a LDB, os alunos de quatro e cinco anos passam a pertencer à Educação Infantil.
A Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia é uma instituição responsável pela oferta da Educação Básica, nos níveis Infantil, Fundamental . Localizada na Rua Jorge Caram, S/N° - no Bairro Nossa Senhora do Carmo. Atende a Educação Infantil de 1° e 2° períodos e 1° ano do Ensino Fundamental no período vespertino e o Ensino Fundamental de 2° ao 5° ano no período matutino.
O bairro Nossa Senhora do Carmo localizado em área próxima a Reserva Ecológica do Itacolomy, é um bairro com crescimento significativo como os demais bairros do município carece de áreas de lazer, infraestrutura e saneamento básico.
Ao Colegiado da Instituição confere a relação Escola/Comunidade, como órgão coletivo, adota a gestão participativa e democrática da escola, a tomada de decisão consensual, visando à melhoria da qualidade do ensino. Embora com este nome, suas funções, sua estrutura e constituição são semelhantes às do conselho escolar. O Colegiado Escolar geralmente é constituído pelo diretor da unidade escolar e por representantes dos segmentos de professores, coordenadores pedagógicos, funcionários, alunos, pais ou responsáveis legais pelos alunos, de acordo com as normas definidas em estatuto. As funções do Colegiado Escolar são exercidas nos limites da legislação em vigor, das diretrizes da política traçada pela Secretaria de Educação, a partir do compromisso com a universalização das oportunidades de acesso e permanência na escola pública de todos os que a ela têm direito, um espaço de crescimento que viabilize propostas e criem alternativas para o desenvolvimento integral.