pages/sobre/model.php1História - Secretaria municipal de Educação - Ouro Preto

História

A Escola Municipal Professor Hélio Homem de Feita anteriormente denominada Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe foi fundada em 31 de março de 1981. Funcionou por um ano no Sindicato dos Tecelões da Fábrica de Tecidos de Ouro Preto, à Rua Padre Faria. Um ano depois, em 1982, adquiriu sua sede própria à Rua Desidério de Matos, no 1030, formada por três salas de aula, uma cantina com despensa para merenda, uma secretaria e, em anexo, um depósito para diversos materiais, um pátio e uma área livre.

Em 06 de agosto de 1991 a escola foi reformada e ampliada adquirindo mais duas salas de aula, um salão, dois banheiros e a área de pátio murada. Outra reforma e ampliação foi feita durante o ano de 1999 para atender ao aumento na demanda de alunos, devido à expansão dos bairros adjacentes e implantação do Ensino Fundamental (1a a 4a série) para Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria ( mudança de denominação autorizada pela Portaria no 853/99 da SEE/MG ).

No ano de 2007 foi implantada a modalidade de ensino EJA – Educação de Jovens e Adultos – a qual funcionou até o ano de 2012 e foi encerrada pela S.M.E. por não haver mais demanda significativa de alunos desta faixa etária interessados em dar continuidade aos estudos.

O nome da Escola foi uma homenagem feita por indicação de um dos vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto durante o mandato 1997-2000 ao professor de Ciências sr. Hélio Homem de Faria – conceituado professor da cidade de Ouro Preto – Minas Gerais. O sr. Hélio Homem de Faria nasceu na cidade de Mercês no ano de 1925 – em Minas Gerais – veio para Ouro Preto em 1943 e estudou no Colégio Arquidiocesano, formou-se em Farmácia no curso de graduação. Foi sócio da Fábrica de bebidas Maracanã e também foi proprietário da Farmácia Ouro-pretana. Foi professor de Ciências e Biologia no Colégio Alfredo Baeta, no Arquidiocesano.

Recebeu medalhas e títulos de Magistério: Medalha Nilo Peçanha do Ministério de educação e Cultura – Medalha do Mérito Educacional do Governo do estado de Minas Gerais. O sr. Hélio Homem planejou junto com outros colegas o curso de Reciclagem para o Magistério Municipal e projeto de criação da escola do menor Carente de Ouro Preto.​