pages/sobre/model.php1História - Secretaria municipal de Educação - Ouro Preto

História

A Escola Municipal Professora Haydée Antunes, localizada á Rua Hum, s/n, no bairro Cruz dos Monges, distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto-MG, criada pelo decreto municipal nº 46 de 21/11/74, oferecendo o ensino de 1º grau 1º grau (1ª a 4ª série) funcionou, desde esta época até o ano de 1978, na Capela de São Sebastião, no referido bairro Cruz dos Monges, hoje conhecido como Vila Alegre. No ano de 1979, passou a funcionar em prédio próprio situado à Rua Hum, s/nºno bairro Cruz dos Monges com uma sala de aula, cantina e wsc. Em 1981 a escola foi ampliada com a construção de mais uma sala, nesta época a escola atendia 55 alunos de 1ª a 4ª série do 1º grau. No ano seguinte, em 21 de outubro de 1982, foi autorizado o funcionamento da unidade escolar, 1º (1ª a 4 ª série) pela portaria CEE nº 601/82. Em 1983 iniciou o funcionamento do ensino de 1º grau (5ª a 8ª série), que foi implantado gradativamente recebendo, no referido ano 74 (setenta e quatro)  alunos que foram divididos em três turmas de 5ª  série. Com  a inauguração do CAIC Filipe dos Santos em 1994, a Escola Municipal Haydée Antunes passou a integrar um dos sub-programas do CAIC, ocupando as instalações do prédio que, para atender alunos de 1º a 9º ano do 1º grau conta com quinze salas de aula, biblioteca, laboratórios de Ciências e Informática, auditório, sala de vídeo, secretaria, coordenação, sala dos professores, ginásio esportivo, banheiros, refeitório, cozinha. Para atender os alunos da Educação Infantil e Creche, do Berçario ao 2º período, temos seis salas de aula com banheiro, berçário, apoio pedagógico, secretaria, parquinho, cozinha, refeitório. Os  alunos da Educação Infantil utilizam também as salas de vídeo e  a biblioteca. A portaria do CEE/MG nº 474/97 autorizou a extensão da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental a partir de 1997 e o parecer 027/98 de 18 de junho de 1998 validou todos os atos referentes ao período de 10/02/93 a 10/03/97 que tratava da vida escolar dos alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.

 

Conforme portaria nº 354/795 _ 30/03/65 – Autorização de suplência. Em 18/06/2003 – Curso de Educação do Jovens e Adultos (EJA), conforme disposto no artigo 43 da resolução CEE nº 449/02, parecer CEE nº 372/03 de 16/05/03 e orientações encaminhadas através do ofício-circular SOE/DOAE nº 010 de 30/05/03. Portaria nº 06/2004 – ficou autorizado o funcionamento da Educação Infantil-Creche e Pré-escola na Escola Municipal Professora Haydée Antunes. Em 06/02/2003 – institui pela lei nº 11.274, o Ensino Fundamental de 9 anos.

Foi realizado em setembro de 2011, um levantamento junto aos diversos segmentos da escola, representantes da comunidade, pais e alunos chegando a seguinte conclusão para que esta escola atinja com sucesso os seus objetivos de erradicar o analfabetismo de crianças jovens e adultos e o desafio para escola de garantia concretamente a satisfação das necessidades básicas de nossa comunidade.

Pressupõe-se que, uma vez as responsabilidades das famílias das famílias da sociedade civil organizada e dos diversos níveis governamentais em um verdadeiro pacto por uma educação de qualidade para todos, e uma vez canalizados os esforços na concretização dos objetivos e metas assumidas, possivelmente, em breve, haverá mudado significativamente a qualidade do ensino na escola. Cabe a escola uma responsabilidade intransferível nos esforços no sentido de assegurar a todos os alunos o direito a uma educação básica de qualidade.

 

Em substituição ao sistema seriado de ensino e, em conformidade com as determinações do Sistema Estadual de Educação para efetivar o direito do acesso e da permanência à escola, implantou-se o sistema de Ciclo.  Os períodos que sucederam foram palcos de intensas formações continuadas de todos os setores da escola para garantir a continuidade do sistema e, portanto, a qualidade do ensino.

 

Uma das mais relevantes iniciativas da política pública foi a implantação do Sistema de Avaliação do Ensino.  Através dos resultados das avaliações externas podem-se conceber muitas mudanças na escola inclusive a ressignificação do currículo a partir de Matrizes de Referência que contém os descritores (habilidades) a serem formadas. As habilidades básicas a serem consolidadas nos Anos Iniciais constituíram-se numa das metas mais importantes do Governo do Estado que propunha a alunos de até oito anos virem a ler e escrever.