Localizada próxima à capela de Nossa Senhora Sant’Ana, à rua São Pedro, nº 20, no Bairro Morro Santana, no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, a atual Escola Municipal “Professora Juventina Drummond” foi inicialmente instalada em 02/02/1960, criada pelos decretos nº 49 de 21/11/1960 e nº 31 de 23/11/1960, finalmente oficializada em 03/12/1960, segundo um único histórico existente em seus arquivos de secretaria.
Antes de receber sua nomenclatura regularizada com a Lei nº 71 de 03/05/1978, a Escola foi conhecida por pelo menos duas denominações diferentes, além de implementações de reformas e ampliações que nos deixam em dúvida a respeito do seu prédio de origem, uma vez que bem próximo ao prédio atual funciona a Escola Municipal de Educação Infantil “Cirandinha”, onde a Escola funcionou por algum tempo.
A resolução nº 3.533 de 10/05/1980 e a Portaria nº 14 do mesmo ano é a que autoriza em definitivo seu funcionamento nos moldes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 5692/1971, contemplando o Ensino Primário da 1ª à 4ª série e o Ensino Fundamental da 5ª à 8ª série do 1º grau.
A Escola recebeu esse nome em homenagem a Sra. Juventina Drummond pelo reconhecimento do seu trabalho como educadora.
Filha de Virgílio de Barros Drummond e Maria Drummond, Juventina Drummond nasceu no dia 11 de janeiro de 1886, em Santana dos Ferros, distrito de Itabira, hoje, município já emancipado com o nome de Ferros. Faleceu no dia 08 de julho de 1956 em Ouro Preto e foi sepultada no cemitério da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Estudou no Colégio Macaúbas (internato), no município de Santa Luzia, por aproximadamente 7 anos, onde habilitou-se professora.
Antes de vir para Ouro Preto, lecionou em fazendas isoladas em Santa Rita Durão, Fonseca e Mercês do Alto dos Três Irmãos.
Veio para Ouro Preto na década de 20 e lecionou na Escola Estadual “Dom Pedro II”, onde se aposentou. Em Ouro Preto, morou no bairro do Rosário, no início da Rua Alvarenga.
Como traços de personalidade, a professora Juventina Drummond tinha uma grande vocação para educar. Era extremamente paciente com seus alunos e se preocupava com muita seriedade com a questão educacional. Na Escola Estadual “Dom Pedro II”, lecionava sempre para alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem. Naquela época, já era comum ela reunir os pais para conscientizá-los da importância de manter os filhos na escola e da educação e formação da pessoa.
Também ela mesma deu a educação básica para seus cinco filhos em sua própria casa. Os três filhos cursaram Escola Superior e se formaram nos quadros de advogados e dentista. As duas filhas estudaram na escola Normal de Ouro Preto, hoje, Escola Estadual “Dom Velloso” e se formaram professoras, se casaram e mudaram de Ouro Preto.
Atualmente, a escola possui um quadro funcional composto por 60 funcionários, sendo 48 Professores, 02 Pedagogos, 01 Secretário, 01 Assistente Administrativo, 01 Agente Administrativo e 7 Auxiliares de Serviço Escolar. Atende cerca de 520 alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental , que desenvolvem vários projetos educativos dentro das condições infra-estruturais garantidas e mantidas pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, através da Secretaria Municipal de Educação, amparadas pela nova LDB, a Lei 9394/96, e, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que norteiam os trabalhos desenvolvidos em salas de aula ou extramuros.
Na área cultural, Escola Municipal “Professora Juventina Drummond” conta ainda com uma fanfarra musical, que leva o mesmo nome, com vasta participação em eventos cívico-culturais , mão apenas do município de Ouro Preto, como também de outros dentro do território nacional.
A Filosofia da Escola é “Educar para a Vida”, buscando a formação dos seus alunos como cidadãos conscientes, criativos, participativos e críticos.
Com relação à gestão desta Escola, destaca-se a professora Rosa Ana Xavier por sua participação na composição de várias gestões deste Estabelecimento. Atua na rede pública de ensino há mais de 25 anos e possui notável experiência administrativa escolar. Foi vice-diretora da Escola Estadual de Ouro Preto, vice-diretora da Escola Municipal “Professora Juventina Drummond” na gestão de julho de 1999 a dezembro de 2001, sendo eleita diretora em 10 de dezembro de 2001 e desde janeiro de 2002 é a responsável pela administração deste Estabelecimento de Ensino, até 15 junho de 2004, retornando à direção no dia 25 de janeiro de 2005.
Compôs a Direção da Escola por três mandatos, tendo sido escolhida, democraticamente, pela comunidade, além de sua atuação dentro da sala de aula. Atualmente está exercendo o cargo se Secretária Municipal de Educação deste município de Ouro Preto.
Como Gestora Escolar, buscou promover a harmonia e bom funcionamento do Estabelecimento, exercendo uma gestão democrática e buscando a participação efetiva de toda a Comunidade Escolar, com o objetivo de oferecer aos alunos uma educação da melhor qualidade e cumprindo a legislação educacional vigente.
Além da Professora Rosa Ana Xavier, compuseram o quadro de diretores escolares, os seguintes professores: Maria do Carmo Inácio Januário, Ângela Maria Rodrigues, Francisco Romualdo Abadino de Souza, Flávia Maria Almeida Junqueira, Maria Aparecida Alves Martins, Paula Quaranta Penna e Figueiredo, Gracy Camelo de Oliveira, Rosemary Imaculada De Oliveira Mendes. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora, a Professora Aparecida Correia Maia.