pages/noticia/model.php1Em Ouro Preto, o Conselho Municipal de Educação permanece ativo por meio de videoconferências - Secretaria municipal de Educação - Ouro Preto

O Conselho Municipal de Educação, CME Ouro Preto, realizou neste mês de maio duas reuniões por videoconferência para tratar de assuntos que envolvem políticas educacionais. Os conselheiros fizeram uso da plataforma digital Meet, do Google, que permite aos profissionais se conectarem tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis.

Os conselhos municipais de Educação são entidades apartidárias que normatizam o funcionamento das instituições escolares públicas e privadas. Atuam como interlocutores entre a sociedade e o poder público e na defesa dos direitos educacionais assegurados por lei.

A primeira reunião online do CME Ouro Preto aconteceu no dia 6 de maio e o debate girou em torno do retorno das aulas na rede estadual. Todos se manifestaram contra a medida cogitada pelo governo e emitiram um parecer.

Já no segundo encontro, no dia 13 de maio, o presidente do Conselho, Leandro Andrade Cardoso, explica que um único e importante tema consumiu todos os esforços do grupo: “A principal discussão foi sobre a necessidade do adiamento do Enem 2020, em razão das medidas de prevenção ao Covid-19”, disse o presidente. Para ele, as videoconferências não possuem a mesma eficácia das reuniões presenciais, sobretudo em razão de problemas técnicos de conexão, mas estão servindo para manter as ações do CME Ouro Preto ativas nesse período de isolamento: “Na última reunião, o Conselho, por unanimidade, decidiu contra a realização do Exame Nacional do Ensino Médio na data prevista pelo Ministério da Educação, e determinou a elaboração de uma nota pedindo o adiamento do Enem”.

No dia 20 de maio, o MEC e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciaram que o Enem deste ano será adiado por 30 a 60 dias. As provas, que estavam previstas para o mês de novembro, deverão acontecer em dezembro ou janeiro de 2021. As inscrições terminam nesta quarta-feira, dia 27 de maio, mas somente para as provas em versão impressa. Para as provas em versão digital o Inep divulgou que já não há mais vagas.