Um dos projetos de maior destaque no Judô Mineiro, o Esporte e Cidadania Judô de Ouro, ampliou o atendimento de 80 para 300 crianças e adolescentes. Isso por meio da parceira com a Prefeitura de Ouro Preto.
O Projeto Esporte e Cidadania Judô de Ouro é executado pela Fundação Aleijadinho, com objetivo de promover para crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, o direito ao Esporte e a Educação. Em 2019, foram criados três núcleos do projeto em distritos da cidade - Cachoeira do Campo, Miguel Burnier e Santa Rita - levando as aulas para crianças e adolescentes com menos oportunidades sociais, contribuindo para diminuição da evasão escolar e atuando no combate à exploração do trabalho infantil e exploração sexual infantil.
Além do apoio da Prefeitura, a Fundação Aleijadinho conta também com o apoio da Rede de Proteção (conjunto de entidades, profissionais e instituições que atuam para garantir apoio e resguardar os direitos de crianças e adolescentes brasileiros), Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho de Assistência Social (CMAS) e Conselho de Esportes (CMESP).
Texto: Colaboração Carlos Simões