pages/noticia/model.php1Retorno seguro às aulas presenciais é pauta da primeira reunião do Comitê “Voltas às Aulas” - Secretaria municipal de Educação - Ouro Preto

Texto: Júlia Adrielle

Na tarde de quinta-feira, 15 de julho, aconteceu a primeira reunião da Comissão Municipal  “Volta às Aulas”. Deliberada pelo Decreto n°6.131, de 02 de julho de 2021, a comissão tem como objetivo promover um planejamento seguro para o retorno das aulas presenciais das escolas municipais e estaduais, além da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto (IFMG).

O secretário de Educação, Rogério Fernandes, classificou a reunião como positiva. “A principal pauta dessa reunião foi estabelecer caminhos para que tenhamos um retorno seguro das aulas presenciais. Hoje houve um consenso de que o decreto não deve ser revogado, até para assegurar que as escolas, não só municipais, como também as estaduais, particulares e federais, não tenham um retorno imediato, mas sim um retorno seguro”.

Tânia Garbin, pró-reitora de Graduação da Ufop, e Reginato Fernandes, diretor do IFMG, afirmaram durante a reunião que as instituições por eles representadas não retomarão suas atividades presenciais neste ano. Eles enfatizaram que o ensino não foi paralisado, mas sim adaptado ao momento atípico proporcionado pela pandemia.

A secretária de Saúde, Glauciane Resende, e o enfermeiro Jonathan Silva ressaltaram que Ouro Preto está passando por um franco processo de imunização, e que não são contra o retorno às aulas, mas enfatizaram que esse processo precisa ocorrer da forma mais segura possível e que a microrregião de Ouro Preto ainda se encontra na onda vermelha do plano Minas Consciente.

A próxima reunião da comissão foi marcada para a primeira semana de agosto.

Reunião com o Ministério Público

Na mesma data, aconteceu uma reunião entre os gestores públicos e o Ministério Público.  “O Ministério Público está monitorando toda a situação de um possível retorno às aulas em Ouro Preto e nós pedimos um prazo para apresentarmos tudo aquilo que está sendo feito e demonstrar que as aulas não paralisaram nesse um ano e meio”, disse o secretário de Educação. A secretária adjunta de Educação, Débora Etrúsco, mencionou que durante o encontro foi ressaltado a criação do Comitê e as ações que o mMunicípio vem tomando desde janeiro de 2021.  “As escolas estão sendo visitadas e vistoriadas pelas secretarias de Obras, Saúde e Educação e pareceres criteriosos estão sendo elaborados quanto às condições das estruturas físicas”.