Texto: Júlia Adrielle
O prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga e o secretário de Educação, Rogério Fernandes, visitaram na terça (27) a Escola Municipal Alfredo Baeta, no bairro Cabeças. Durante a visita, os gestores do colégio apresentaram o projeto do livro, que será patrocinado pela Prefeitura de Ouro Preto, em comemoração aos anos de serviços prestados pela escola centenária.
Pensado como uma forma de se registrar a história do colégio e do bairro Cabeças, a diretora do colégio, Maria Regina Gonzaga, conta que a ideia do livro surgiu há alguns anos e que a intenção era lançá-lo no centenário da escola, em novembro de 2020, mas os planos foram adiados por causa das restrições ao combate do coronavírus.
A vice-prefeita Regina Braga destacou a importância da escola para Ouro Preto, evidenciando a riqueza do acervo da instituição, que possui registros manuscritos do ano de fundação e imagens dos ex-diretores e do fundador da escola, Alfredo Baeta, que foram restauradas em 2020 pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). “Parabenizo todos os educadores que passaram por aqui e aqueles que hoje cuidam e zelam por essa escola”, ressalta Regina.
“A Prefeitura vai patrocinar essa edição, pois é muito importante que esse livro seja um vínculo de todo a comunidade escolar do Alfredo Baeta, ex-alunos, professoras, professores, funcionários, vizinhos e amigos do bairro das Cabeças, que essa escola centenária seja sempre lembrada e que essa memória fique registrada em um livro. O senador Alfredo Baeta foi o primeiro prefeito de Ouro Preto, em 1930, e é uma homenagem do Município a esse grande cidadão que se devotou às melhores causas da nossa cidade”, afirma o prefeito.
A obra, como ressalta a diretora da escola, foi pensada pela atual gestão e corpo docente com a ajuda da ex-funcionária Maria das Dores da Silva e da historiadora Agripina Neves, que fez a apresentação do material aos presentes. O exemplar será feito levando-se em consideração o levantamento do acervo documental pertencente à escola, entrevistas com diversos segmentos da escola atual e do passado (ex-alunos, ex-funcionários, moradores do bairro). O secretário de Educação, Rogério Fernandes, frisou que essa é uma forma importante de se preservar a memória da instituição.
O lançamento do livro está previsto para este ano, em comemoração aos 101 anos da escola em novembro. No decorrer da visita, o prefeito e a vice-prefeita anunciaram que em breve, a escola passará por reformas.