pages/noticia/model.php1Reforma da Escola Professora Daura é concluída em Antônio Pereira - Secretaria municipal de Educação - Ouro Preto

Reforma da Escola Professora Daura é concluída em Antônio Pereira

Com um sentimento de vitória, a inauguração da reforma da Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto aconteceu na última sexta-feira, 6 de agosto. A obra integra o Plano de Compensação e Desenvolvimento pela Vale e se iniciou em 4 de janeiro com previsão de término em 150 dias. No entanto, com o Município na onda roxa, foi preciso paralisar os trabalhos e retomá-los com finalização em 10 de agosto e, já pensando em um possível retorno às aulas, a entrega foi antecipada para o dia 27 de julho.

O prefeito Angelo Oswaldo relembra que toda essa recuperação se iniciou em seu último mandato com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE). “Com muita emoção eu participei desse momento, de ver essa escola plenamente recuperada e pronta para ser devolvida à comunidade de Antônio Pereira. O distrito ganha uma das maiores e melhores escolas da Região dos Inconfidentes com a reforma completa e os melhoramentos adquiridos numa iniciativa que teve o patrocínio da Vale, em parceria com a SEE e a Superintendência Regional de Ensino (SRE)”.

Débora Etrusco, secretária adjunta de Educação, relembra todo processo de construção até este momento da entrega do prédio todo reformado. “Aqui tem uma história linda de muita batalha, de luta e de um legado muito grande para a comunidade. Fico feliz por ter feito parte de tudo isso. Essa escola merece muito, os professores daqui são muito fortes, de coragem, pessoas que não perdem um dia e que fazem daqui uma extensão da vida delas”. Débora ainda fez um pedido especial à Vale para que “some esforços junto ao poder público para reformar a escola da educação infantil, que, infelizmente, está num espaço inadequado às necessidades das crianças”, finaliza.

Fabrício Nepomuceno, diretor da escola há seis mandatos, comentou que sua jornada se iniciou quando ela ainda estava em casas alugadas. “Eu vi a mudança de notas e comportamentos dos alunos em estar num prédio adequado para eles e isso é muito importante porque a estrutura física conta muito na educação. Quando os alunos retornarem da pandemia vão receber um prédio preparado, em segurança, vão estudar numa escola bonita que vai ter todas as condições para que eles possam alcançar os seus sonhos”.

Segundo o engenheiro de Infraestrutura da Vale, André Melo, a empresa executora das obras foi a Manserv e como fiscalizadora a Tractebel. Ele também informou sobre os serviços principais que foram feitos na escola e que houve a doação, pela Vale, de quadros, ventiladores e bebedouros. “Foi feita a pintura interna e externa de todo o prédio e muros; cobertura no acesso do portão ao prédio e à quadra (em fase final); reforma de toda a parte elétrica baseada na NR10; revisão hidráulica; adequação e manutenção do sistema e proteção de combate a incêndios (extintores, mangueiras de hidrante, luminária de emergência, etc.); construção de escada para evacuação; e revisão de todas as estruturas metálicas”.

Raquel Cordeiro, superintendente da Secretaria Regional de Ensino de Ouro Preto, reforçou que é preciso um olhar mais afetuoso do poder público municipal e estadual e da Vale. “É uma imensa satisfação estar aqui em Antônio Pereira, que está passando por vários momentos que requerem esse olhar do poder público e ver essa intervenção da Vale em buscar melhorias para o Município. Ainda em andamento, temos a reforma e a melhoria da quadra escolar e o Estado está em conversa com a equipe da Vale para que possamos possibilitar essas mesmas melhorias aqui da Daura para a escola Estadual do Pereira. Então, a partir do ano de 2022, nós estaremos firmando parcerias para que isso aconteça”.